Na Pedreira MBC, o processo produtivo se inicia realizando a decapagem da rocha, que consiste na retirada do solo que cobre a rocha. Este solo, predominantemente composto por cascalho de rocha, é transportado para bota-espera para ser comercializado.
Após esta etapa, é realizada a perfuração da rocha, em furos de 75 mm de diâmetro e cerca de 12 a 18 metros de profundidade, conforme especificação do plano de fogo. Posteriormente é realizada a detonação, utilizando explosivos apropriados e ambientalmente licenciados.
As detonações são realizadas obedecendo ao plano de fogo realizado pelo responsável técnico e tendo um monitoramento dos níveis de ruído e vibração via sismografias, obedecendo as normas da ABNT quanto aos níveis máximos permitidos.
Após o desmonte, um rompedor hidráulico acoplado a uma escavadeira faz a fragmentação dos matacões para que escavadeira hidráulica faça posteriormente a carga do material e os caminhões basculantes abastecem a unidade primária.
A unidade primária é composta por britador de mandíbula, que faz o desmonte da pedra com diâmetro máximo de 800 mm para 120 mm. Na sequência, é acionada a britagem secundária, composta por britadores cônicos e peneiras que fazem o processamento do material, sendo realizado o desmonte da pedra de 120 mm de diâmetro máximo para 25 mm, para posterior classificação do material. A britagem terciária é composta por britador cônico e peneira. Ele é alimentado com brita lamelar de 25 mm a 4,8mm, transformada em material cubico de 19 mm abaixo, para posteriormente ser classificado por peneira.