Processo de ProduçãoUSINAS

O concreto usinado é o produto resultante da mistura de cimento, agregados, água e aditivos químicos. O cimento, em contato com a água, forma uma pasta plástica e homogênea, preenchendo os vazios e envolvendo os agregados, conferindo mobilidade e fluidez à mistura. Em seu estado endurecido, a mistura apresenta-se como um bloco monolítico, com resistência mecânica e durabilidade.

Para a produção de um concreto usinado com alta qualidade, a MBC segue as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que regulamenta no Brasil todos os materiais componentes do concreto e seu preparo, controle tecnológico e fornecimento por meio de normas técnicas específicas, que normatizam:

a)  A caracterização dos materiais componentes do concreto;
b)  Os estudos de dosagem do concreto;
c)  Os ajustes necessários para a comprovação do traço de concreto;
d)  O preparo e transporte do concreto usinado;
e)  Os ensaios de controle de recebimento e aceitação;
f)  O controle tecnológico do concreto usinado.

A base da medida do concreto para o estabelecimento da sua composição, da sua requisição comercial ou fixação do seu volume é o metro cúbico de concreto no estado fresco adensado, conforme exigência da NBR 12655 (ABNT, 2015). Tanto cimento e agregados são medidos em massa, aditivo dosado em volume, convertido a partir de sua massa específica e água medida em volume com dispositivo dosador, corrigida em função da umidade dos agregados.

Conforme exigências da NBR 7212 (ABNT, 2012), os materiais componentes do concreto são colocados no caminhão betoneira na melhor ordem e nas quantidades totais determinadas. A qualidade da mistura é aferida ao verificar a estanqueidade e à ausência de concreto aderido às paredes da betoneira. Os caminhões betoneiras então são destinados à obra para a entrega do concreto dosado. Além disso, são realizados pelas usinas de concreto MBC todos os ensaios laboratoriais que possam garantir a produção de um concreto de alta qualidade.

No caso da compra do concreto dosado em central, a certificação das dosagens utilizadas para a produção da mistura são implicitamente atestadas pela MBC, que se responsabiliza pelo produto fornecido e pela produção dos ensaios realizados no concreto ainda fresco, fornecendo tais ensaios como parâmetro para a aceitação do concreto em obra. Além disso, a MBC emite aos clientes certificados de resistência à compressão dos concretos em seu estado endurecido, em conformidade com as NBR 5738 (ABNT, 2008) e NBR 5739 (ABNT, 2007), a partir dos ensaios realizados nos corpos de prova dos concretos coletados em obra.



Rua José Saraiva, 349, Colônia
Visconde do Rio Branco - MG, CX Postal 47, 36520-000
Social
Curta nossa Fanpage